Blog
3 Formas de divulgar Música através do Twitter
No final de 2022 o Twitter esteve nas bocas do mundo porque Elon Musk comprou a empresa por 44 biliões de dólares… E logo de seguida decidiu fazer uma “pequena revolução” dentro do mundo do Passarinho Azul.
Com este novo estilo de gestão as polémicas têm sido muitas. Mas isso tira viabilidade para que o Twitter seja utilizado para promoveres a tua Música?
Eu acho que não. O Twitter continua a ser uma das redes sociais mais populares do Mundo. Até ao momento, em 2023 existem 1,3 biliões de utilizadores nesta rede social. Por outro lado, todos os dias são postados 500 milhões de Tweets sobre os mais variados assuntos.
Independentemente das posições e decisões de Elon Musk, tenho que admitir que, apesar de tudo, o Twitter continua a ser uma rede social muito viva e onde há alguns utilizadores que verdadeiramente estão a criar valor todos os dias.
Portanto, se queres usar esta rede social na tua estratégia de marketing musical, toma nota destas 3 formas de divulgar música através do Twitter.
O Twitter para Músicos
A primeira coisa a teres em mente é que o Twitter não é como as outras redes sociais.
Ele é muito popular para promover programas de canais de televisão e de rádio. E é o mundo nativo das #hastags, que determinam os temas que marcam as tendências e a atualidade em cada momento.
É um espaço aberto para a divulgação musical e para, potencialmente, poderes dar uma grande projeção à tua música e trabalho musical.
No entanto, cada Tweet tem uma vida útil de poucos minutos (ou, no máximo, algumas horas), raramente sobrevivendo por espaços temporais de poucos dias.
Isto significa que, a par da sua grande potencialidade para ajudar a divulgar a tua música, oferece-te também o desafio de uma gestão mais difícil, já que para te manteres visível a plataforma “obriga-te” a postar conteúdo com maior regularidade.
Mesmo assim, o Twitter tem um grande benefício que outras redes sociais não têm: ele permite-te Tweetar quantas vezes quiseres por dia sem que a tua visibilidade diminua (pelo contrário). E deixa-te publicar todos os links que queres e precisas para divulgar a tua música sem te fazer perder relevância nos feeds dos outros utilizadores.
Por outro lado, o Twitter não te impõe limitações ou barreiras para manteres contacto com outros músicos e criares uma pequena comunidade que traga benefícios mútuos para todos os teus contactos nessa rede social.
Se escolhes as pessoas certas, o Twitter pode tornar-se num espaço para muita camaradagem e também para cresceres profissionalmente.
Por fim, esta rede social é um espaço de excelência para a interação e o networking. Seguir e ser seguido é essencial para uma boa estratégia de presença no Twitter. O mesmo vale para comentar, gostar, retweetar e interagir com os outros utilizadores nas formas mais variadas possíveis que a plataforma permite.
Também te pode interessar...
Também te pode interessar...
Serviço de Produção de Conteúdo
Ajudo-te a criares a tua biografia e outro conteúdo para usares nas tuas campanhas do Twitter. Mantém-te relevante e cria valor para os teus seguidores sem comprometeres a tua imagem profissional. Crio biografias artísticas em formatos variados e escrevo conteúdos para as redes sociais.
Programa Foco - Mentoria
Se queres renovar o teu canal Twitter, ou decidiste abrir um novo canal nesta rede social, e queres ajuda para tirares o máximo partido desta forma de comunicação, conta com a minha ajuda para criares uma estratégia de comunicação específica para este canal. Com este programa de Mentoria, ofereço-te um serviço de consultoria personalizado e com o respetivo acompanhamento para que possas implementar a estratégia na prática.
3 Formas de divulgar Música através do Twitter
Usa a tua criatividade para chamares a atenção
No Twitter tens poucos carateres para escreveres. Isso exige que treines para conseguires resumir ideias completas em poucas palavras, e desafia-te a usares a tua criatividade para chamares a atenção de quem te segue por ali.
Podes usar termos não convencionais, emojis e elementos visuais apelativos para chamares a atenção. Usa e abusa da tua criatividade para te manteres relevante (mas sempre dentro do tom de voz e caraterísticas da tua marca).
Partilha todos os links que queres sobre a tua música
Não há limites para Tweetares e partilhares links. Outras redes sociais como o Facebook e o Linkedin podem penalizar a visibilidade dos teus posts se inserires links, mas o Twitter não.
Portanto aproveita a oportunidade e partilha todos os links que precisas com conteúdos do teu site oficial e/ou do teu blog. Partilha também os links da tua página de Artista do Spotify (ou das páginas com playlists onde esteja a tua música) e os teus links do SoundCloud.
Podes também partilhar notícias ou artigos que escrevem sobre ti e/ou sobre a tua banda, e tudo o que achares relevante sobre a tua música. O mesmo vale para entrevistas, recensões e reportagens.
Divulga os links para as bilheteiras dos teus concertos e para as lojas onde se pode comprar a tua música.
Usa esta possibilidade para criares mais interação e valor para o teu público, usando o imediatismo do Twitter a teu favor. No entanto, não te esqueças que a partilha de conteúdo (e de links) deve sempre obedecer a uma lógica e seguir o que definiste ser a tua estratégia de comunicação.
Usa o espaço para a tua Bio com inteligência
A tua Bio no Twitter é das primeiras coisas que os outros utilizadores vão ver quando chegam à tua página neste canal, ou quando se cruzam com um Tweet teu que lhes interessou.
Portanto, usa-a para causar boa impressão, criar interesse pelo teu trabalho e divulgar informações adicionais sobre ti, a tua música, a tua banda e/ou os teus projetos e iniciativas musicais.
É como se fosse o teu cartão de visita. Por isso, usa, mais uma vez, a tua criatividade para completares essa informação na plataforma.
Podes usar ícones ou emojis. Podes colocar links para o teu site oficial/blog, para a tua loja ou para outras redes sociais. Escreve uma frase breve e apelativa que descreva quem és e a música que crias/ofereces.
Junta a isso uma boa foto de perfil (ou um logo) e um banner que promova a tua música, dê a conhecer os teus serviços musicais ou te ajude a promover o teu projeto musical mais recente.