Blog

Porque é que os Músicos devem ter o seu próprio website?

Alexandra Gomes
Consultoria, Formação e Mentoria

As últimas tendências indicam que o mundo da música está a ficar sempre mais digital.

Não é novidade nenhuma que a venda de música está a aumentar em streaming e a diminuir nos vários formatos físicos. 

Aliás, de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a nível global, em 2022 o streaming representou 65% das receitas geradas por toda a música gravada.

Em Portugal, de acordo com a Audiogest, em 2020 o mercado digital da música representava já cerca de 74% das receitas obtidas através da comercialização de música gravada. 

Mas o mundo musical digital não se limita só às vendas de música e ao streaming. Ele é todo um ecossistema de produção e disponibilização de conteúdo, divulgação de trabalho e projetos, apresentação (e venda) de variados serviços e produtos, networking, marketing e muito mais. É um mundo de comunicação, interação e criação de valor.

Então, no meio de tudo isto, porque é que os Músicos devem ter o seu próprio website? Qual é a vantagem? Que diferença faz?

Em termos de comunicação e marketing faz diferença…e muita! Neste artigo eu explico-te como e porquê.

Um website profissional pode transformar-se no centro do teu negócio musical

O mundo musical é muito competitivo. Não é fácil diferenciar-se. Mas uma comunicação bem pensada e planeada pode ajudar-te a sobressair entre a multidão.

Enquanto gestor da tua carreira musical, tens muito que fazer e pensar para que tudo avance bem e a tua atividade artística cresça e dê frutos.

A comunicação é uma das bases principais que te ajuda a gerir a tua atividade e a atingir os objetivos que te propões. De que serve teres a melhor música do mundo se mais ninguém sabe disso? Se tens um agente que trata de todas as tarefas mais complexas por ti, isto também é válido: uma boa comunicação apoia e facilita o seu trabalho para te promover e “vender” junto dos teus clientes.

O website é um canal de comunicação que continua a ser importante. Mais: ele pode transformar-se uma das bases do teu negócio musical e artístico.

Podes usá-lo para tudo o que precisares para desenvolver a tua atividade musical, por exemplo:

    • Mostrar o teu trabalho e a tua música;
    • Dar a conhecer os teus produtos e serviços musicais;
    • Vender os teus produtos e serviços musicais com uma loja digital própria;
    • Estabelecer contacto directo com os teus potenciais clientes e parceiros;
    • Divulgar os eventos e iniciativas que dinamizas e em que participas.

No teu website podes ter um portefólio, um sistema de agendamento, uma loja digital, um blog ou vlog, uma bilheteira online, um espaço para transmissões em streaming e ao vivo, leitores de música, meios facilitados de contacto (um formulário, botões de contacto, um sistema de chat, etc.) e tanto mais.

Sobretudo, em vez de teres toda a tua informação profissional dispersa e espalhada por várias plataformas, ficas com tudo organizado num sítio só, pronto para mostrares aos teus potenciais clientes, parceiros, patrocínios ou mecenas.

Também te pode interessar...

Também te pode interessar...

Trabalhas no sector das artes e da música? Podes alugar a tua página profissional online com manutenção incluída.

Janela Musical Digital

A plataforma de marketing digital dos profissionais do sector musical, onde tens apoio profissional para divulgares quem és e o que fazes. Nesta Plataforma podes alugar uma página online toda tua e ter assistência regular na sua manutenção.

Quero conhecer a Plataforma

O que um website profissional pode fazer por um Músico?

Hoje em dia, muitos Músicos, usam como canais de comunicação apenas as redes sociais. Alguns ainda preferem as formas tradicionais para mostrar o seu trabalho: enviam CD e amostras de música aos seus potenciais clientes, marcam reuniões e andam com o portefólio e os cartões de visita atrás. Outros ainda acham que não precisam de nada disso e movimentam-se através da sua rede de contactos.

Tudo isso pode funcionar em muitos casos, mas com o tempo certamente deixa de ser suficiente. O mundo está mais digital e ignorar essa realidade é ficar para trás. Por outro lado, usar apenas as redes sociais pode fragilizar a tua estratégia de comunicação digital, como aliás, já mencionei noutro artigo sobre este assunto.

Ao longo dos anos em que tenho feito agenciamento, noto que a primeira coisa que muitos diretores artísticos e programadores me pedem é a página do artista online e um sítio onde podem ouvir a sua música, preferencialmente com uma boa qualidade áudio e pelo menos um vídeo.

Por experiência própria posso dizer que é difícil comunicar o trabalho dos artistas que têm apenas redes sociais. Então, quando essas redes sociais não estão atualizadas e não geram nenhuma interação…é um verdadeiro pesadelo! Olha…é melhor não tê-las e dizer que se manda uma amostra do disco.

No entanto, se existe um website, mesmo que simples, as coisas são mais concretas e profissionais. Quando faço propostas para os clientes destes artistas, vemos que há um aumento das visitas aos seus websites (e podemos também ver as páginas que são mais visitadas, como a biografia, a agenda e as páginas dedicadas à sua música, incluindo os formatos multimédia).

Posso dizer que vendo em média 50% mais concertos e serviços musicais de artistas que têm um website, em comparação com os que têm apenas redes sociais. Por outro lado, se não há nada de digital, é como se não havesse nada para mostrar.

Em Itália, em pleno 2022, houve um programador que, desesperado, publicou nas suas redes sociais um pedido aos artistas: “Por favor TENHAM o vosso website, ou pelo menos um canal YouTube, para eu poder avaliar o vosso trabalho e decidir se posso agendar um concerto vosso ou não. Comuniquem! Facilitem o meu trabalho e parem de enviar-me emails escritos com cores de letra fortes, com tipos de letra de tamanhos e carateres diferentes em cada linha, incompletos e que não se percebem e que só me confundem quando os recebo!”

Teres um website profissional teu:

Teres um website profissional é um investimento na tua carreira e é uma forma de controlares e gerires melhor a atua atividade musical, sem dependeres de terceiros para comunicar e mostrar ao teu público o que de melhor sabes fazer.

Se não tens a possibilidade para teres um website grande e complexo, podes ter um mais simples e funcional, mesmo que seja de uma só página para começares. Seja como for, é sempre uma vantagem teres este canal de comunicação à tua disposição.

Últimos Artigos

Procura Artigos

Procura Artigos

Partilha este conteúdo!
0 0 votos
Avalia o Artigo
Subscreve
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários