Blog

Dica para Músicos: como obter mais respostas às tuas propostas

Alexandra Gomes
Consultoria, Formação e Mentoria

Já te falei cá no blog sobre a importância do networking e da construção de uma rede de contactos profissionais para músicos e artistas.

No entanto, ultimamente tenho falado com alguns músicos que me contam sobre a sua dificuldade em obter respostas às propostas que enviam. As situações são diferentes, mas a queixa é sempre a mesma: esforçam-se para encontrar o contacto, enviam a melhor proposta que conseguem e depois…silêncio!

 

Reconheces o filme? Aquela sensação que cai tudo num vazio. Aquele silêncio que faz esperar e desesperar. A motivação que desaparece com o passar dos dias e horas sem respostas. Aquele duvidar antes de se empenhar novamente para enviar novas propostas…

É um mal que parece afectar diferentes áreas e para muitos parece que acontece só em Portugal, mas olha…Por exemplo, também em Itália e Espanha parece acontecer muitas vezes.

Pois bem, não desesperes! E…Sabes um segredo? Eu também passo (quase) todos os dias por esse desafio.

Quando chega a hora de apresentar propostas nas mais variadas áreas sinto essa mesma dificuldade. Por vezes até parace que se tem que arrancar respostas a ferros! 

Para lidar com isso tenho as minhas técnicas para obter mais respostas. Gostaria de as partilhar contigo.

Não são técnicas infalíveis, e há-de haver sempre quem não responde, mas no final do dia sinto que ajudam a obter mais respostas.

Afinal, um “sim” ou um “não”, e até mesmo um “talvez” são sempre melhor que silêncio e mostram o respeito dos outros perante o nosso esforço e trabalho. 

Assim, cá ficam as tais dicas. Espero que te sejam úteis para uma melhor gestão das tuas propostas.

A importância de preparar as propostas

Primeiro que tudo, tens que estar consciente que enviar propostas é um trabalho que te vai exigir muito tempo, concentração, paciência e perseverança.

Por outro lado, esta é uma parte importante do trabalho de um(a) músico(a) freelancer que gere a sua carreira praticamente sozinho(a). Afinal, sem propor, como é que vais conseguir obter concertos ou oportunidades para realizar outras atividades? Portanto, não ignores a importância desta tarefa.

Antes de tudo, começa por preparar bem as tuas propostas. Um modo eficiente que costuma funcionar bem para preparar propostas é:

 

1 – Reflete um instante

O que queres propor? Onde queres propor? A quem queres propor? Que material te pode ser útil para propor? O que é que os teus interlocutores vão querer saber sobre a sua proposta?

Não tenhas medo de por mãos à obra: faz esquemas, escreve ideias soltas, fala com alguém da tua confiança para trocar ideias.

 

2 – Prepara o material comunicativo que te serve

Precisarás de apresentar-te, de apresentar o teu trabalho e de apresentar a ideia que está na base da tua proposta. Assim, escreve, recolhe imagens, links e ficheiros áudio que te possam servir para este propósito.

Depois, organiza tudo em materiais que poderás enviar ou disponibilizar aos teus interlocutores.

Lembra-te de manter tudo o mais profissional e atrativo possível: muitas vezes tens apenas uma oportunidade de obter atenção e interesse para a tua proposta, e, como visto noutros artigos, uma boa primeira impressão é sempre meio caminho andado.

Se veres que não consegue realizar esta tarefa como te convém, podes sempre recorrer a profissionais externos. Eu mesma disponibilizo este tipo de serviço, mas poderás contactar qualquer profissional à tua escolha.

Esta fase de preparação é importante. Embora te dê de certeza algum trabalho, também te pode trazer muitas vantagens, como por exemplo:

  • É uma ajuda para manteres o teu trabalho sempre organizado;
  • Serve para conheceres exatamente o serviço ou produto que queres vender, dando-te um à vontade positivo para responderes posteriormente a qualquer questão que possa surgir sobre o que estás a propor;
  • Dá-te mais segurança no trabalho que estás a desenvolver;
  • Dá-te mais confiança quando chega a hora de apresentares o teu trabalho/proposta, uma vez que tens o apoio indireto de material de boa qualidade para mostrares a terceiros, em especial a pessoas que não conheces.

A lista poderia ser ainda mais longa, mas acho que já deu para perceberes a ideia…

Também te pode interessar...

Também te pode interessar...

Janela Musical Digital

A plataforma de marketing digital dos profissionais do sector musical, onde tens apoio profissional para divulgares quem és e o teu trabalho. Obtém a tua página online com design e conteúdos profissionais para mostrares o teu trabalho aos teus clientes de forma organizada, simples de consultar e profissional.

Quero conhecer a Plataforma

Cria Propostas e Candidaturas atraentes e completas

Ajudo-te a tornares as tuas candidaturas e propostas atraentes, simples de consultar, modernas e completas, através da criação de materiais profissionais e adequados para cada propósito e necessidade.

Quero saber mais sobre este serviço

Cuidados a ter no envio de propostas

Então, já tens tudo preparado e sabes exatamente o que queres propor. Chegou a hora de encontrar os contactos adequados.

Aqui, o networking pode ser uma ajuda preciosa, mas pode não ser suficiente. Terás sempre que te chegares à frente e contactar pessoas que não conheces, mas que consideras que possam estar interessadas naquilo que tens para propor.

Neste caso, há também alguns cuidados a ter antes de enviares as tuas propostas. Será preciso que faças alguma pesquisa prévia, principalmente para descobrires a melhor forma de enviares e o momento adequado para o fazeres.

Assim, para esta fase, deixo-te algumas dicas que sempre me ajudaram:

 

1 – Identifica os potenciais interessados na tua proposta

Tem em mente que estes potenciais interessados são, na verdade, os teus potenciais clientes. Poderás também contactar clientes anteriores que possam estar interessados na tua nova proposta.

Nesta fase, pesquisa, procura, informa-te, descobre tudo o que achas que te pode ser útil.

Para uns, pode ser um trabalho divertido, para outros, um verdadeiro desafio, mas não há volta a dar: conhecer o teu público-alvo é indispensável para enviares as propostas às pessoas certas e, assim, aumentares a sua probabilidade de obter uma resposta e teres sucesso.

 

2 – Presta atenção às indicações disponibilizadas para o envio de propostas

Se identificaste os potenciais interessados na tua proposta, dedica algum tempo a conhecer o seu trabalho e modo de funcionamento.

Consulta o seu site institucional e redes sociais, pesquisa atividades e iniciativas anteriores e a decorrer.

Muitas vezes essa pesquisa permite obter informação sobre contactos, formas de proposta e, em alguns casos, permite-te também perceber se há alguma iniciativa já a decorrer em que a tua proposta se pode encaixar, criando valor acrescentado para ti e para o teu potencial cliente.

Recolhe o máximo de informação prévia que conseguires, pois isso será útil para apresentares uma proposta mais eficaz e adequada e, assim, correres menos riscos de que ela seja ignorada.

 

3 – Descobre o que procuram os potenciais interessados na tua proposta

Tenta sempre o máximo possível saber o que estão à procura os teus interlocutores na hora de contratar um espectáculo musical ou um músico.

Não há fórmulas mágicas para isso e poderás sempre apoiar-se na tua rede de contactos ou em qualquer outro meio que te seja útil, para tentares descobrir o que precisas.

Tudo o que conseguires descobrir nesta área, por mais pequeno que seja, será sempre útil, pois permite-te adequar o teu contacto e captar a atenção do teu interlocutor logo desde o início, uma vez que irás conseguir ir mais de encontro aos seus interesses e necessidades.

7 Dicas para obteres mais respostas às tuas propostas

Chegamos à fase final da apresentação de propostas: o envio efetivo da proposta e a sucessiva obtenção de respostas.

Não menos importante e delicada que as outras fases, esta é seguramente aquela que nos causa mais ansiedade e insegurança: será que vai resultar? Será que vou obter respostas? O que pensará quem recebe sobre a minha proposta? Será boa o suficiente?

Provavelmente, metade destas questões nunca terão resposta, por isso, procura lidar com elas de uma maneira positiva e produtiva que funcione bem para ti, e de forma a que não seja um impedimento para fazeres o que precisas fazer.

Nem eu nem ninguém te podemos assegurar que mesmo tendo atenção e preparando tudo, o sucesso é garantido e que todas as pessoas que contactares te vão responder.

O que acontece ao utilizar estas pequenas técnicas é somente que a tua probabilidade de obter uma resposta (independentemente de ser positiva ou não), é maior.

Então, nesta fase final o que é que podes fazer?

Dica #1) Envia a sua proposta conforme aprendeste que deverias fazer através da pesquisa e preparação prévia. O ideal é que o primeiro contacto seja sempre por email, pois o teu interlocutor terá uma oportunidade de analisar a tua proposta com tranquilidade.

Dica #2) Mantém uma lista das pessoas que contactaste e quando as contactaste, bem como do material que lhes enviaste a cada momento/contacto. Isso ajuda a manter o teu trabalho organizado e a saberes sempre em que ponto estão os contactos.

Dica #3) Marca na tua agenda, aproximadamente uma semana a 10 dias depois do primeiro envio, um dia para enviares um novo email de seguimento. Pergunta se o teu email foi recebido, se há algo que possas acrescentar à proposta ou algo que possas esclarecer, por exemplo.

Dica #4) Deixa passar mais uma semana e, se não obtiveres nenhuma reação ou resposta, faz um último contacto, se quiseres, por telefone, para tentares falar diretamente com a pessoa a quem enviaste a proposta e tentares saber o que ela achou, se há algo que não tenha ficado claro, ou outras informações.

Dica #5) Não te aconselho a insistir muito mais, a menos que não tenhas indicação do teu interlocutor em contrário. Nem todos os teus contactos têm o mesmo modo de funcionar ou os mesmos tempos de resposta. Procura respeitar os ritmos de cada um. Por outro lado, insistir demasiado faz com que pareças desesperado(a) e pouco profissional, além de te transformar num incómodo para os outros.

Dica #6) Tem em mente que no final de todo o processo, nem todos te irão responder, mas talvez os que te respondem estão de alguma maneira verdadeiramente interessados naquilo que estás a fazer, propor e vender.

Dica #7) Aproveita bem as respostas que obténs, seja para venderes os teus produtos e serviços no imediato (ou no futuro), seja para captares e manteres o contacto, seja para aprenderes algo que antes não sabias. E sobretudo, não te deixes desanimar por um “não”.

Últimos Artigos

Procura Artigos

Procura Artigos

Partilha este conteúdo!
0 0 votos
Avalia o Artigo
Subscreve
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários