Blog
3 Erros comuns na comunicação de um evento musical
Já tens tudo preparado para poderes divulgar o teu próximo concerto. Está tudo agendado, o rider técnico está definido, as parcerias e apoios estão a colaborar para que tudo fique pronto a tempo e tu estás a preparar o programa/alinhamento a apresentar em palco.
Chegou o momento de trabalhar o marketing para divulgares o evento musical que estás a preparar com tanto cuidado e trabalho. Tens a estratégia definida e sabes as ações de marketing que terás que fazer nas semanas/meses de divulgação.
Vais criar o material gráfico, os textos e todos os conteúdos que precisas para a divulgação. Tudo parece fácil e linear, visto que já tens a estratégia a seguir bem definda.
Mas… Como evitar mal entendidos nesta comunicação? Como guiar o público sem grandes sobressaltos, de forma clara e simples desde a descoberta do evento até à compra do bilhete e à entrada no recinto do espectáculo?
O segredo está em usar os conteúdos criados para passar a informação completa e correta ao público. Afinal, fazer marketing e montar campanhas de divulgação de eventos é, acima de tudo comunicar. De ti, divulgador, espera-se que comuniques bem o que há para dizer e contar.
Assim, neste artigo ajudo-te a evitar 3 erros comuns na comunicação de um evento musical.
3 Erros comuns na comunicação de um evento musical
#Erro 1 – O pecado capital de assumir que “já se sabe”
Nunca (mas mesmo NUNCA!) partas do princípio que os outros sabem do que é que estás a falar ou que “já se sabe” onde é determinado evento ou onde se compram os bilhetes.
Quando comunicas para divulgar um evento musical, vais encontrar todo o tipo de pessoas do outro lado da comunicação: quem te conhece e ao teu trabalho muito bem, quem está habituado a ir a eventos musicais, quem trabalha na área… E quem nunca ouviu falar de ti, não costuma ir a esse tipo de eventos ou não sabe onde fica determinado sítio.
É isso mesmo, encontras quem sabe tudo e quem não está, de todo, por dentro do assunto. Portanto, não podes arriscar que a tua comunicação falhe por assumires à partida que as pessoas “já sabem” seja o que for.
O melhor é mesmo jogar pelo seguro e partir do princípio que ninguém sabe nada sobre o que estás a comunicar naquele momento.
Isso permite-te pensar em todos os pormenores para fazeres uma comunicação completa e abrangente e aumenta as probabilidades de sucesso das tuas campanhas de marketing musical para eventos.
Também te pode interessar...
Também te pode interessar...
Serviço de Produção de Conteúdo
Ajudo-te a produzir conteúdos de qualidade, relevantes e adequados para o teu público-alvo. Atrai, envolve e interessa o teu público para que saiba tudo sobre os teus eventos musicais. Revoluciona a tua comunicação e torna eficiente o teu marketing musical.
Mentoria - Programa Foco
Criei este programa de mentoria para combinar um trabalho de consultoria personalizado com um plano prático de implementação das ações definidas para a concretização de determinado objetivo. É o ideal se precisas de ajuda para criar a tua estratégia de marketing para a divulgação de um projeto ou evento musical específico.
#Erro 2 – Omitir informações básicas
Esta falha vem na sequência do erro anterior e acontece especialmente se te esqueces que as outras pessoas não conhecem o evento musical que estás a comunicar como tu o conheces.
Pois é… Tu estás a trabalhar no evento. Há momentos que comes e respiras tudo o que está relacionado com ele. Até a dormir fazes planos e listas. Conheces tudo de trás para a frente e de dentro para fora. Mas os outros não.
Portanto, o melhor é sempre ter uma check-list sobre as informações básicas que não podem faltar na comunicação do teu evento.
Para não faltar nada, responde sempre às 5 perguntas mágias: quem?, o quê?, quando? e onde?. Se consegues, não te esqueças também do como?, para completares toda essa informação.
Usar o marketing para divulgar um evento musical não é só usar uma gráfica atrativa e ter uma estratégia toda Xpto. É também prestar atenção ao mais básico de tudo: comunicar de forma completa e assertiva tudo aquilo que é preciso.
#Erro 3 – Usar linguagem inadequada
Não. Não estou a falar de não usar palavrões ou calão (se bem que os deves evitar a todo o custo, a menos que não seja algo que faz parte do teu modo de estar e da relação que já tens com o teu público, enquanto identificador de marca – em todo o caso nunca insultes ou faltes ao respeito a ninguém).
Aqui o que me refiro é simplesmente ter o cuidado de adequar a tua mensagem à linguagem do teu público-alvo.
Ao divulgares o teu evento, estás a comunicar, isto é, a criar ligações e relações com outras pessoas.
Mesmo que estejas a comunicar para uma grande quantidade de pessoas (a maioria das quais nem conheces verdadeiramente), é sempre como se estivesses a conversar e contar algo de teu a essas pessoas.
Se essas pessoas não conhecem a linguagem técnica musical, ou não utilizam linguagem formal no seu dia-a-dia, então é inútil que estejas a usar esse tipo de linguagem para comunicar com elas.
Tu podes ter estudado muito e saber muito sobre o teu trabalho, mas para o comunicar corretamente e criar ligações com as outras pessoas (o teu público), tens que conseguir transmitir aquilo que sabes de maneira que elas possam entender. Só assim as consegues envolver e interessar pela tua música e os teus eventos musicais.
Portanto, o melhor é mesmo deixares de lado as palavras caras porque ninguém vai estar com um dicionário na mão para tentar compreender o que estás a transmitir.
Lembra-te que num mundo onde estamos todos sobrecarregados de informação, as pessoas cansam-se rapidamente e não têm paciência para estarem a decifrar mensagens e informação que devia ser simples e direta.
A dica vai para encontrares um equilíbrio na linguagem que usas: clara, simples e direta, mas ao mesmo tempo, diferenciadora, apelativa e que retrate a tua marca profissional e modo de estar e te relacionares com o mundo.
Tem sempre em mente…
- Comunica sempre com clareza e esforça-te por conheceres as pessoas para (e com) quem estás a comunicar.
- Na construção e produção do teu conteúdo de marketing, parte sempre do princípio que ninguém sabe nada ainda sobre o teu evento.
- Para uma comunicação natural e fluída, usa a linguagem mais adequada para que o teu público-alvo compreenda perfeitamente o que estás a transmitir em relação ao teu evento.
- Faz uma check-list para não te esqueceres daquilo que não pode faltar na tua comunicação sobre o teu evento.
Comunica com sabedoria, inteligência e sempre com autenticidade.